A importância da psicologia das cores em projetos gráficos

Você já reparou que anúncios de promoções e liquidações são, normalmente, feitos em tons de vermelho e amarelo?

Ou que hospitais e clínicas costumam optar por temas brancos e verdes?

Pois bem, isso acontece porque os estabelecimentos que utilizam esses tons entendem o funcionamento e a importância da psicologia das cores.

Mas o que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo e análise comportamental das respostas do cérebro que busca compreender as diferentes reações da mente humana aos diversos estímulos provenientes de cores.

Sabe-se que o lado direito do cérebro, responsável pelas emoções, sensações e tomadas de decisão, toma todas essas decisões sob a influência causada pelas cores que vemos.

Mas como, exatamente, as cores influenciam um projeto gráfico?

Estudos mostram que todas as cores estão atribuídas a alguma emoção no nosso cérebro e, portanto, tendem a influenciar a tomada de decisão.

Isso significa que, utilizando a combinação correta de cores, é possível transmitir determinada emoção e incentivar, dessa forma, o público a adquirir certo produto ou serviço.

E qual emoção é atribuída a cada cor?

  • Vermelho: paixão agressividade, vigor, velocidade.
  • Laranja: vitalidade, prazer, humor, exuberância.
  • Amarelo: positividade, calor, motivação, criatividade.
  • Verde: bem-estar, natureza, crescimento, equilíbrio.
  • Azul: segurança, responsabilidade, confiança, tranquilidade.
  • Violeta: realeza, sabedoria, nostalgia, espiritualidade.
  • Rosa: proteção, intimidade, feminino, leveza.
  • Castanho: autenticidade, simplicidade, durabilidade, terrestre.
  • Preto: prestígio, valor, sofisticação.
  • Branco: pureza, virtude, paz, limpeza.
  • Acinzentado: compromisso, neutralidade, simplicidade, suavidade.

Além de servir para instigar essas emoções, as cores possuem influência direta em diversos outros aspectos da interação do público com qualquer imagem.

Segundo estudos, elas melhoram a leitura, o aprendizado e até mesmo o reconhecimento de uma marca, ou seja, são extremamente benéficas para qualquer projeto gráfico.

Sendo assim, fica clara a enorme importância do uso de cores e como elas podem influenciar nas sensações do público.

E você, já pensou na melhor maneira de utilizar as cores para melhorar os seus projetos?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *