Como escolher a impressora ideal para a sua gráfica?

Escolher uma impressora para a sua gráfica se tornou uma tarefa extremamente difícil nos dias atuais, já que são centenas de modelos e tipos diferentes, cada um atendendo a uma série de demandas específicas.

Para facilitar sua vida, preparamos uma lista com os fatores mais importantes para levar em consideração na hora de escolher a impressora para a sua gráfica.

Volume de impressão

É importante estar atento a capacidade de impressões mensais de cada impressora e analisar se esse limite supre a demanda da sua gráfica.

Se a impressora tem uma capacidade de realizar 100 mil impressões por mês, por exemplo, e a sua gráfica precisa realizar 120 mil, essa impressora não vai dar conta do recado.

As especificações sobre a capacidade da impressora estão todas disponíveis previamente justamente para que tenhamos esse controle.

Outro ponto a ser levado em conta é que o número de impressões mensais de uma impressora está, na maioria dos catálogos, em formato A4.

Isso significa que você precisará converter todo o seu volume de impressões mensais para o mesmo formato antes de verificar se a impressora vai dar conta do recado.

Custo de impressão

Busque saber o custo de impressão da impressora que você deseja adquirir, já que o preço final para os clientes da gráfica vai depender desse valor.

Na maioria das vezes, os consultores de venda realizam esse cálculo e te repassam o valor para que você tome ciência antes de realizar a compra.

Ao comprar uma impressora usada, por exemplo, o custo por impressão é maior, já que a manutenção da máquina será mais constante por já se tratar de uma máquina desgastada.

Esteja atento aos formatos suportados pela impressora

Saiba quais são os formatos de impressão que serão utilizados na sua gráfica e procure uma impressora que realize as impressões nesses formatos.

Se você utiliza folhas A3, A4 e A5, por exemplo, busque uma impressora que suporta todos esses formatos.

Apesar de parecer óbvio, essa dica vai evitar que você gaste dinheiro com uma máquina que não supriria suas necessidades.

Avalie a resolução que a impressora oferece

Resumidamente, quanto mais alto o DPI, maior será a resolução das imagens impressas.

Se você pretende imprimir arquivos que precisam estar em alta qualidade, escolha impressoras com o DPI alto, por volta de 1200×1200.

Certifique-se que a velocidade de impressão é suficiente para atender as demandas da sua gráfica

O mecanismo de impressão responsável por despejar a tinta no papel é a peça mais importante da impressora e se chama cabeça de impressão. Esses mecanismos são divididos em laser e jato de tinta.

As impressões a laser são mais rápidas e práticas e, por isso, dão conta da maioria dos projetos gráficos comuns.

Se você necessita de maior qualidade, no entanto, o ideal é optar pelas impressoras de jato de tinta, que apesar de serem mais lentas possuem maior qualidade e costumam ser usadas em projetos de engenharia, arquitetura e artes finas.

Ao escolher a impressora para o seu negócio, assegure-se que você esteja escolhendo a melhor opção para atender a demanda de velocidade que você precisa.

Tendo tudo isso em mente, fica fácil escolher qual é a impressora ideal para a sua gráfica!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *